quinta-feira, 12 de março de 2009

Esse BACEN....

"11/03/2009 - 18h58

Copom faz corte de 1,5 ponto, e juros básicos passam a 11,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na noite desta quarta-feira reduzir sua taxa básica de juros, a Selic, em 1,5 ponto percentual, passando de 12,75% ao ano para 11,25%. Foi a segunda redução consecutiva. Os juros voltaram ao nível de um ano atrás, em março de 2008."
Fonte: UOL

Após o anuncio da queda de 3,6% do PIB BACEN resolve ser mais ousado do que na ultima reunião do Copom e cortou 1,5p.p. da taxa básica de juros, só que a grande questão é até ontem isso pode ajudar.

A crise de confiança instalada ao redor do mundo pode, na minha opinião, caso piore, virar uma armadilha de liquidez, onde a politica monetária nada muda no processo de desenvolvimento económico, e apenas a politica fiscal seria capaz de tirar o país dessa situação.

A politica monetária tem que ser usada com inteligência a ponto de favorecer a atuação da politica fiscal, a redução de 1,5 p.p. significa de acordo com Aloisio Mercadante, no Jornal da Globo de 11/03/2009, mais de 12 bilhões de reais que o governo deixará de pagar de juros. Agora resta ao Governo investir esse dinheiro para que o país volte a crescer e com a inflação controlada.

A Consultoria onde trabalho prevê que no segundo semestre de 2009 a economia volta a se recupera, essa queda da taxa de juros só terá resultado exatamente no segundo semestre de 2009, o que pode acelerar a recuperação, o grande problema disso tudo é que uma recuperação acelerada sem que tenha existido investimento pode gerar inflação de demanda, o que pela ortodoxia do banco central significa aumento da taxa básica de juros novamente.

Ocorrendo um aumento na taxa de juros em um ambiente externo nada favorável o que vai acontecer é a queda do crescimento ou até mesmo uma queda do PIB o que caracteriza o famoso "voo de galinha".

A Economia é muito complexa, e não sei se conseguir me expressar muito bem em relação ao que penso no momento, mais o que eu sei é que sempre que se faz alguma coisa errada vai ficando cada vez mais complicado de corrigir os seu erros e o fato de o BACEN ter errado ao elevar o juros a partir de abril de 2008 e depois que o erro já estava claro,continuar errando e manter os juros em vez de reduzir no final desse mesmo ano complicou mais e vai ser muito difícil de se resolver.

2 comentários:

  1. Oi Amor...

    Como vc é inteligente, neh??? Jah fala como um economista... é por isso que eu TE AMO!!!!...rsrsrsrs

    Concordo com vc em gênero, número e grau(e tem como discordar de algo tão bem argumentado)...
    Muito tardia essa resolução de baixar a taxa de juros... vai ser difícil resolver alguma coisa da crise depois de tanto tempo cometendo o mesmo erro... PRECISAMOS DE UMA OUTRA FORMA DE POLÍTICA ECONÔMICA para mantermos a inflação que não prejudique o nosso crescimento, nós "meros" estudantes de economia enxergamos isso, e eles não... é de horrorizar, neh??? Precisamos de um pouco de Heterodoxia nesse nosso governo, e quando eles enxergarem isso será tarde demais...
    Acho que deveríamos mandar nossa Política de Planejamento Economico para eles darem uma olhada, neh???...AhUAhuAhuAhu Quem sabe eles não começam a partir de então fazer algo mais inteligênte....AhUAHuHAuhau

    Bjjjjsssss

    Te Amo!

    ResponderExcluir
  2. Só respondendo seu comentário: Autorizar a venda e restringir o uso?? Não quero que proiba o USO, o uso fica a cargo de cada ser. Quero que proiba a Venda, usar será uma escolha do ser humano, mas se usar, aguente as consequências. É assim com a Maconha, é proibida a comercialização e o cultivo, O que consequêntemente se arrasta para o Uso, se vc possui, vc comprou ou cultivou.
    Tanto que em nenhum boletim, vc encontrará que alguém foi preso por usar maconha, e sim por PORTA-lA!

    ResponderExcluir